Nós adoramos esses vasinhos de cimento que estão em alta e eu, como uma arteira assumida, resolvi colocar a mão na massa e tentar fazer alguns! Não é difícil e achei que vale muito a pena se considerarmos o valor dos vasinhos prontos que encontramos no mercado. Vou colocar um passo a passo para vocês verem como é fácil.
Como molde você pode utilizar qualquer potinho que encontre em sua casa, até mesmo embalagens descartáveis. Eu utilizei copinhos plásticos, embalagens descartáveis e alguns recipientes baratinhos que encontrei em comércios populares. Utilize moldes maiores como o molde principal do seu vasinho e moldes menores para fazer o buraco onde irá a terra e a planta.
Em lojas de materiais para construção podemos encontrar a famosa multimassa (mistura pronta de cimento e areia) por preços inferiores a R$15,00. Como a embalagem é de 20kg você conseguirá fazer muuuitos vasinhos. Basta adicionar água aos poucos que sua massa estará pronta! Caso prefira, você pode comprar a areia e o cimento separados e então fazer a mistura (achei a multimassa muito prática, vale a pena!).
Antes de preencher os moldes com o cimento, você deverá passar vaselina em toda parte que for entrar em contato com ele. No caso do molde principal passe na parte interna e, no molde menor (que irá dentro do principal), passe em toda a superfície externa.
Dica: Para deixar o vaso mais liso, bata levemente para a massa assentar dentro da forma e saírem as bolhinhas de ar. Se preferir com furinhos (acho um charme!), apenas coloque a massa na forma, sem bater.
Coloque algum material que faça peso dentro do molde menor, assim evitará que ele se movimente. Sugiro colocar pedrinhas ou moedas.
Espere por 24 horas ou até verificar que estão secos e desenforme. A vaselina irá ajudar nesse processo, por isso é importante não esquecer dela 😉
Chegou a hora de customizar e a fita crepe será sua aliada nesta etapa para ajudar na precisão da pintura. Abuse da criatividade!
Você pode escolher a planta que preferir, mas as suculentas dão um charme todo especial e exigem menos cuidado no dia a dia!
Por Rê Tomazela