Pritzker 2017

O carnaval acabou e 2017 começou! No primeiro dia de Março, a 39ª edição do Pritzker anunciou o vencedor do “nobel da arquitetura mundial” deste ano. Desta vez, a premiação foi para o trio catalão Rafael ArandaCarme Pigem e Ramon Vilalta, fundadores do escritório RCR Arquitectes. Os arquitetos trabalham juntos há anos e desenvolvem projetos que buscam, segundo eles, “um espaço mais próximo possível da natureza, aumentando nosso senso de que somos parte dela“.

Suas obras se destacam pela interação com o entorno. Desde a escolha dos materiais à definição da volumetria dos edifícios, sua preocupação maior é destacar a paisagem ao redor, trazê-la para dentro do prédio e criar espaços em sintonia com os respectivos contextos.

O prêmio surgiu em 1979 e, nesses quase 40 anos, vem premiando arquitetos renomados do mundo inteiro como Richard Meier, Frank Gehry, Renzo Piano e Norman Foster. Entre os vencedores, o Brasil já teve representantes de peso: Oscar Niemeyer, em 1988, e Paulo Mendes da Rocha, em 2006.

Os vencedores receberão US$100 mil e uma medalha de bronze em solenidade na sede da ONU em Nova York.5


por Bia Ghizzi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s