O carnaval acabou e 2017 começou! No primeiro dia de Março, a 39ª edição do Pritzker anunciou o vencedor do “nobel da arquitetura mundial” deste ano. Desta vez, a premiação foi para o trio catalão Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta, fundadores do escritório RCR Arquitectes. Os arquitetos trabalham juntos há anos e desenvolvem projetos que buscam, segundo eles, “um espaço mais próximo possível da natureza, aumentando nosso senso de que somos parte dela“.
Suas obras se destacam pela interação com o entorno. Desde a escolha dos materiais à definição da volumetria dos edifícios, sua preocupação maior é destacar a paisagem ao redor, trazê-la para dentro do prédio e criar espaços em sintonia com os respectivos contextos.
O prêmio surgiu em 1979 e, nesses quase 40 anos, vem premiando arquitetos renomados do mundo inteiro como Richard Meier, Frank Gehry, Renzo Piano e Norman Foster. Entre os vencedores, o Brasil já teve representantes de peso: Oscar Niemeyer, em 1988, e Paulo Mendes da Rocha, em 2006.
Os vencedores receberão US$100 mil e uma medalha de bronze em solenidade na sede da ONU em Nova York.
por Bia Ghizzi